www.guajarahoje.com.br
Jorge Viana anuncia que soldados da borracha recebem indenizações na próxima semana Reviewed by Momizat on . Os soldados da borracha e seus descendentes receberão, a partir da próxima segunda-feira, as pensões e indenizações aprovadas pelo Congresso no ano passado. O c Os soldados da borracha e seus descendentes receberão, a partir da próxima segunda-feira, as pensões e indenizações aprovadas pelo Congresso no ano passado. O c Rating: 0
Você está aqui:Home » Política » Jorge Viana anuncia que soldados da borracha recebem indenizações na próxima semana

Jorge Viana anuncia que soldados da borracha recebem indenizações na próxima semana

imagem_materiaOs soldados da borracha e seus descendentes receberão, a partir da próxima segunda-feira, as pensões e indenizações aprovadas pelo Congresso no ano passado. O comunicado foi feito em Plenário pelo senador Jorge Viana (PT-AC).

Os soldados da borracha trabalharam na extração de látex na Amazônia, durante esforço da 2ª Guerra Mundial, após acordo firmado entre Brasil e Estados Unidos.

Mais de 50 mil homens, sob condições precárias, embrenharam-se na floresta para retirar a matéria prima para a confecção de equipamentos que seriam utilizados no conflito mundial. A eles foi prometido o mesmo reconhecimento dado aos militares que lutaram na Itália.

Jorge Viana lembrou que a promessa não foi cumprida e o resgate desses brasileiros só foi feito sete décadas depois, com aprovação da mudança na Constituição que permitiu o pagamento de suas indenizações e pensões. O Acre é o estado que reúne o maior número de beneficiários — cerca de 7 mil pessoas receberão indenização de R$ 25 mil e pensão de dois salários mínimos.

— Nós estamos falando de quase 300 milhões de reais que na próxima segunda-feira estarão na conta dos mais pobres, pessoas idosas, famílias carentes cujo chefe foi, no esforço de guerra, cortar seringa na Amazônia, trabalhar na floresta, e ajudar a aliança pela vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial — afirmou o senador.

No mesmo pronunciamento, Jorge Viana anunciou que a bancada de parlamentares do Acre têm trabalhado pela liberação de recursos para as famílias desabrigadas pela cheia do Rio Acre e pela recuperação de cidades atingidas. Amanhã, os parlamentares visitarão as regiões afetadas.

Fonte: Agência Senado

Sobre o autor

Número de entradas : 3478

Deixe um comentário

Todos os direitos reservados a GuajaraHoje

Voltar para o topo